História da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Brasil
A trajetória da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil expressa o caráter político das contradições presentes nas concepções de educação da classe trabalhadora. É impossível compreender os princípios delineados pela atual proposta de ensino integrado isolando-os de suas múltiplas determinações e de seus contextos históricos.
De modo geral a educação profissional surgiu no horizonte da reestruturação produtiva enquanto uma educação direcionada à classe trabalhadora para a manutenção do contingente de mão de obra para a produção capitalista através da formação da força de trabalho treinada.
Com o surgimento do capitalismo as bases da sociedade de mercado se erigiram em torno da racionalidade técnica, da ciência e da burocracia, tornando necessário estender o domínio dos códigos comuns estabelecidos a todos os membros da sociedade. Esta necessidade se intensificou após a Revolução Industrial quanto as máquinas corporificaram o trabalho intelectual e passaram a ser o eixo central da produção.
O conhecimento e a ciência se tornaram meios de produção e os meios de produção permaneceram concentrados nas mãos da classe dominante, porém a necessidade do mercado demandou que os trabalhadores compartilhassem dos códigos sociais para que pudessem continuar a produzir. Assim sendo um tipo de conhecimento fragmentado e operacional conhecimento foi oferecido à classe trabalhadora de forma parcelada para atender às necessidades de adaptação do capital.
A luta política e intelectual de agentes que compreenderam a realidade à luz do materialismo histórico ao longo da história conceberam outras formação para a classe trabalhadora, de caráter amplo, não fragmentado pautado prioritariamente na formação humana e não exclusivamente nas necessidades do mercado.
No Brasil, este processo ocorreu conforme a conjuntura política e econômica. Para tornar compreensível a complexidade deste processo, seguem condensados em conceitos os principais marcos históricos da Educação Profissional, desde o seu início até a proposta de Educação Profissional e Tecnológica.
Para saber mais:
Livro: História e política da Educação Profissional
Autora: Marise Ramos
Ano: 2014
Obra que traz um percurso histórico e crítico sobre a História da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil desde a década de 30 até a constituição da concepção de Educação Profissional integrada ao Ensino Médio.
Livro: Políticas para a educação profissional no Brasil : os Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia e a educação integral
Autor: Claudino Ortigara
Ano: 2014
Obra que faz um levantamento das políticas e legislações vigentes na história da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil até chegar às políticas que permitiram a construção do ensino integrado como formação integral e o modo como os princípios deste novo ensino impactaram o contexto de dois campi dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.
Disponível no IFSULDEMINAS Biblioteca - Campus Poços de Caldas