Trabalho como Princípio Educativo
Trata-se do duplo processo de ensinar às novas gerações que a realidade social é resultado do trabalho dos homens no processo de transformação de suas condições de existência e de formar o jovem trabalhador para o trabalho socialmente produtivo, não atendendo com exclusividade às exigências do mercado mas, preparando-o para a ação consciente a partir de aporte intelectual sólido constituído em fundamentos históricos, científicos e ético-políticos.
O aluno deve aprender os meios modernos e consolidados de agir em seu meio e transformar a sua realidade através do trabalho, que assume na Educação Profissional e Tecnológica o seu sentido ontológico, sem eximir-se do seu sentido histórico, dadas as necessidades de renda dos filhos da classe trabalhadora brasileira.
O Trabalho como princípio educativo ganha destaque no ensino médio devido à proximidade desta etapa escolar com o trabalho, porém cabe a todo o processo educativo, de acordo com às necessidades de formação de cada faixa etária.
É preciso restaurar as relações entre conhecimento acumulado e transformação da realidade para levar as novas gerações à compreender que o conhecimento, a ciência e a cultura, portanto, toda a produção material de que compartilham são resultado do trabalho humano em diversos contextos motivados por uma ampla rede de determinações.
Para se inspirar:
Filme: O menino que descobriu o vento
Direção: Chiwetel Ejiofor
Produzido por: Netflix
Ano: 2019
Um garoto de 13 anos consegue mudar a sua realidade e da sua família através do trabalho coletivo que realiza a partir de conhecimentos científicos que busca aprender na escola e que impactam pra sempre a sua trajetória. Contribui para demonstrar a relação entre trabalho humano de transformação da realidade, ciência e conhecimento escolar.