top of page

Escola Unitária

Trata-se de uma escola desinteressada com elevado nível de qualidade para o estudo da ciência e da cultura geral para todos, independentemente da classe social de origem.

 

Assim como Lênin respaldou suas reflexões sobre educação na sociedade russa do início do século XX, o italiano Antonio Gramsci, à mesma época, concebeu, a partir do contexto histórico-político da Itália, a construção do conceito de escola unitária.

​

​

O tema da formação dos jovens para Gramsci está envolto em um princípio maior que é a formação pelo princípio do trabalho em uma escola unitária sem separação por origem de classes. Ao tratar dos tipos de escola, Gramsci aponta para a perpetuação da divisão de classes, uma vez que, o que determina quem irá para uma escola desinteressada ou para uma escola profissional não é aptidão dos alunos ou mesmo a livre escolha de se profissionalizar, mas sim a origem de classe social a partir da qual os filhos da classe abastada vão para uma escola desinteressada e os filhos da classe operária seguem para a escola profissional.

students-377789_960_720.jpg
40570097033_e324aee99e_b.jpg

Dentro da concepção de Gramsci nenhuma das duas escolas realiza um trabalho completo de formação e tão pouco a justaposição das duas traria algum benefício para os jovens que continuariam a ser formados de forma parcial e fragmentada. Por conseguinte, a escola unitária, ou seja, única para todos sem distinção classista, de formação geral através do princípio educativo do trabalho é o ideal de formação gramsciano.

​

O resultado dos anos de formação na escola unitária seriam jovens científica e criticamente preparados para escolher uma profissão e portanto uma especialização na educação superior, porém uma especialização com condições de se consolidar engajada à sociedade, em prol da construção de uma nova realidade e não mais subjugada ao capital. Surgiria então uma nova intelectualidade cujo exercício não prescinde da função política em favor da sua classe.

​

A escola unitária, de acordo com Antônio Gramsci, é a escola onde impera um ensino desinteressado que tem como principal escopo formar dirigentes através do princípio educativo do trabalho, aliando cultura, ciência e política a partir do que há de mais desenvolvido na produção humana.

Para saber mais:

Revista Cult.jpg

Artigo: Escola Unitária

Autora: Rosemary Dore

 

Artigo publicado pela Revista Cult traz uma breve exposição acerca da concepção de Gramsci sobre a Escola Unitária, sobre a educação como um todo e sobre a importância de se pensar a educação dentro do contexto maior da hegemonia capitalista e das possibilidades de transformação. Este artigo pode contribuir para uma rápida e compreensível definição da percepção de Gramsci sobre a educação e sobre o conceito de Escola Unitária.

nosella.jpg

Vídeo: A Escola de Gramsci

Autora: Rosemary Dore

Ano: 2017

 

Vídeo publicado pela Editora Cortez traz sob a forma de perguntas e respostas no qual o autor Paolo Nosella faz um apanhado geral sobre a 5ª Edição da obra A Escola de Gramsci. Este vídeo pode contribuir para conhecer alguns aspectos da percepção e da influência do pensamento de Gramsci.

bottom of page