Educação Tecnológica
Coincidente com a Politecnia, o termo Instrução Tecnológica foi utilizado por Karl Marx nas Instruções para os delegados do Conselho Geral Provisório da Associação Internacional dos Trabalhadores em agosto de 1866 para expor um modelo de educação elaborado para a classe trabalhadora, vinculada à atividade produtiva de uma forma justa e não como havia presenciado no trabalho infantil nas fábricas capitalistas.
Para Marx a educação da classe trabalhadora deveria ser composta por Educação Mental, que refere-se à formação cultural mediante o acesso ao conhecimento acumulado pela sociedade ao longo da história, Educação Física conforme as escolas de ginástica e a educação militar
Apesar de não constar na obra de Marx e Engels um tratado exclusivamente dedicado ao tema educação, as perspectivas dos autores a respeito da necessidade de uma formação humana ampla e completa encontram-se espalhadas por sua obra ora com sob a denominação "tecnológica" ora sob a denominação de educação "politécnica" que tornou-se mais conhecida ao longo da história.
no sentido de restaurar a saúde corporal impactada pelo trabalho, e Instrução Tecnológica para que os jovens aprendessem os princípios científicos e tecnológicos que regem a produção moderna em todos os âmbitos.
Para saber mais:
Livro: Textos sobre Educação e Ensino
Autores: Karl Marx e Friedich Engels
Coordenador: José Claudinei Lombardi
Ano: 2011
Neste livro o coordenador José Claudinei Lombardi realiza um compilado de excertos retirados da obra de Marx e Engels acerca do tema Educação e Ensino. Este livro pode contribuir para a compreensão do sentido do termo de educação tecnológica que aparece nos escritos de Marx e Engels.